Wednesday, January 29, 2020

Tratando a acondroplasia: oito anos online

Feliz Ano Novo!

O blog Tratando a Acondroplasia está fazendo oito anos online e já recebeu mais de 380 mil visitas de mais de 160 países. Esta tem sido uma jornada e tanto. Novos visitantes podem não saber, mas tudo começou depois que passei algum tempo conversando com pesquisadores, experts e representantes de associações de pacientes em 2009 e 2010, tentando entender seus pontos de vista sobre a acondroplasia. Percebi que havia lacunas no conhecimento e uma espécie de desconexão entre a comunidade científica e os pais e famílias. Embora houvesse pesquisa sendo realizada naquele momento, a comunidade interessada tinha muito pouco acesso a ela, ou porque não era fácil filtrar as informações relevantes ou porque essas informações relevantes eram divulgadas em linguagem científica, não acessível a todos. Assim, o blog começou com a idéia de traduzir essa linguagem científica daqueles estudos em um texto que pudesse ajudar o leitor leigo a entender o que era acondroplasia e o que estava sendo feito para tentar corrigir o comprometimento do crescimento causado pela mutação no gene do receptor
de fator de crescimento de fibroblasto 3 (FGFR3).

Desde então, muitas estratégias terapêuticas foram exploradas, como você pode ver navegando na página de índice do blog. Algumas delas alcançaram o estágio de desenvolvimento clínico, e a mais avançada, o vosoritide, um análogo do peptídeo natriurético tipo C (CNP), está mais próximo de chegar ao mercado, de acordo com seu desenvolvedor, Biomarin.

Lembre-se de que você sempre pode procurar outros artigos do blog para obter informações mais detalhadas sobre a acondroplasia e os mecanismos de ação dos medicamentos que mencionamos brevemente aqui.

Então, vamos ver com mais detalhes o que aconteceu em 2019 com a pesquisa de terapias para a acondroplasia. Abaixo, você verá um breve resumo das quatro moléculas em teste no momento.

Vosoritide - Biomarin

O desenvolvedor anunciou recentemente seus planos de submeter os resultados do estudo de fase 3 com vosoritide ao FDA em 2020, esperando receber aprovação em 2021 para crianças acima de 6 anos. Eles também divulgaram mais dados sobre o estudo de extensão de longo prazo com os participantes do estudo da fase 2. No estudo da fase 3, descobrimos que, em comparação com o placebo, o vosoritide melhorou a velocidade de crescimento em 1,9 cm em um ano, em média. Os resultados do estudo de fase 2 revelaram que o efeito no crescimento parece ser sustentado ao longo dos anos. Além disso, eles também anunciaram que as duas primeiras coortes do estudo de fase 2 com bebês e crianças de até cinco anos de idade estão totalmente recrutadas e que a terceira coorte de bebês está em andamento no momento em que estou escrevendo este artigo. 


Para saber mais sobre o status e os planos do vosoritide, clique no link a seguir que o levará à apresentação
da Biomarin no evento do JP Morgan, ocorrido no início deste mês.

TransCon CNP - Ascendis Pharma

Seguindo os passos  da Biomarin, a Ascendis iniciou o recrutamento de voluntários para o estudo de história natural, que é um requisito para se inscrever no estudo de intervenção medicamentosa com seu próprio análogo do CNP. Parece que eles também conseguiram iniciar o recrutamento do estudo de fase 2 com o TransCon-CNP. No ano passado, eles também publicaram os resultados de seus estudos pré-clínicos e divulgaram informações sobre o estudo da fase 1 em voluntários saudáveis. A principal diferença entre o TransCon-CNP e o vosoritide é que ele foi projetado para ser administrado uma vez por semana em comparação com o produto da Biomarin, que é administrado em uma injeção diária. Os interessados ​​em participar dos ensaios da Ascendis podem visitar esses links para obter mais informações:


Recifercept (TA-46) - Pfizer

Therachon, o desenvolvedor original do TA-46, passou a bola para a Pfizer, após a divulgação dos resultados dos testes da fase 1. A molécula recebeu então o nome de recifercept. Este medicamento é chamado de "armadilha de ligante" e foi projetado para capturar os agentes que normalmente ativam o FGFR3 antes que possam ativar o receptor mutado. Se o FGFR3 permanecer inativo, o crescimento ósseo poderá ser restaurado. A Pfizer também iniciou o estudo de história natural que permitirá aos voluntários ingressar no estudo da fase 2 posteriormente. O link a seguir levará você a mais informações sobre o estudo de história natural:


Infigratinib (BGJ-398) - QED


O desenvolvedor do infigratinib, uma molécula projetada para bloquear as vias intracelulares dos FGFRs, também iniciou seu estudo de história natural. Não sei se eles já começaram o estudo de fase 2. Essa droga funcionaria "cortando" os fios que acionam as reações químicas desencadeadas pelo FGFR3, deixando os condrócitos retomar o processo de crescimento ósseo. Para saber mais sobre o estudo de história natural:




Mais novidades

Outras terapias experimentais foram reportadas recentemente, incluindo um terceiro análogo do CNP por um desenvolvedor japonês, mas elas ainda estão longe do desenvolvimento clínico. Outras perspectivas positivas vêm de estudos usando o CNP e outras drogas para modular as atividades do FGFR3 em displasias esqueléticas onde o FGFR3 não sofre mutação mas ainda desempenha um papel relevante no comprometimento do crescimento ósseo observado nesses distúrbios. Essas são notícias animadoras, uma vez que disponibilizar terapias para distúrbios como a displasia disastrófica e as RASopatias pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças afetadas por mutações nos respectivos genes causadores.

As coisas estão melhorando e esperamos assistir a mais novidades em 2020, trazendo novas esperanças e soluções para a acondroplasia e muitas outras displasias esqueléticas.

No comments:

Post a Comment